Deixe seu comentários aqui.

Seus comentários podem ajudar a melhorar nosso relacionamento e interação virtual.

Páginas

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Projeto Semeando Literatura 2009

O projeto Semeando Literatura 2009 focalizando Uma (re)leitura na obra de Oscar Wilde: the picture of Dorian Gray foi um desafio meu, como educador, e também para meus educandos, pelas dificulades encontradas para aprender um novo idioma com pouco ou nenhum recurso que os ajudem a socializar esse conhecimento.

Com o propósito de fazer os alunos interagir com a lingua inglesa, sugeri a leitura de um livro em inglês da literatura inglesa de autoria Oscar Wilde intitulado The picutre of Dorian Gray com 60 páginas e divido em 15 capítulos, usando a estratégia de apresentar resultados em três seminários.

A proposta foi lançada no início do ano letivo de 2009 onde realizamos os seminário entre maio e julho do corrente ano. O desafio primeiro foi adquirir o livro reproduzido para se fazer as leituras e trabalhar em grupos de cinco alunos para compreender o texto a partir de um questionário sugerido. Nas datas agendadas, realizamos a compreensao do livro dos capitulos sugeridos para leitura no período. Cada seminário teriam que ser apresentado cinco capítulos e discutir as diferentes formas de linguagem que o texto apresenta para a compreensão em comum.

A princípio o desafio de fazer esses alunos lêr um livro em inglês foi muito pretençao de minha parte. Porém a aceitação no primeiro momento foi de recusa, mas livres na escolha de querer descobrir um novo conceito de aprender, fazendo acontecer.

Considerando que na escola não há recursos que ajudem o professor a conduzir as aulas de lingua inglesa, sem material didáticos como livros, CDs, vídeos, internet, dicionários etc, o propósito feito é suma conquista de todos, pois muitos foram testemunhas da busca constante de querer saber mais da história que a cada página se descobria um novo horizonte que se abria aos diante dos olhos. Imagine que durante todo esse tempo, eles puderam acrescentar seu vocabulário, compreender regras gramaticais, reconhecer a sintaxe da língua, interpretar o texto e discutir sobre o assunto em questão.

Tudo isso foi possível para 8 turmas de alunosdo ensino médio da Escola Est. Manoel de Matos em Santana do Mundaú a 106 km da capital alagoana. Eu me sinto honrado e orgulhoso dos meus educandos que não mediram esforços para acreditar que mesmo com poucos recursos didáticos puderam ir além das espectativas e mostraram que é possível fazer acontecer quando a reciprocidade é possível no trabalho em equipe.

Obrigado a todos vocês alunados por acreditar no desafio dado e incansvelmente vocês mostraram interesses em descobrir o novo. Porém, sabemos que novos desafios virão e, com certeza não intimidaremos em abraçar a causa no propósito de saber sempre mais.

2 comentários:

jessyka quintino disse...

FOI UM PROJETO MARAVILHOSO,UMA ESPERIENCIA QUE EU NUNCA VOU ESQUECER.FOI UM TRABALHO EM EQUIPE QUE NOS DEIXOU MUITO GRATIFICADOS.

jessyka quintino disse...

O projeto foi muito gratificante para o nosso apredizado, pois nos levou ao mundo do conhecimento linguistico e ao mesmo tempo nos propocionou uma melhor visão sobre o idioma inglês!!!

Priscila Quintino!!!