Deixe seu comentários aqui.

Seus comentários podem ajudar a melhorar nosso relacionamento e interação virtual.

Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Desde quando e por que os pequenos devem usar cadernos nas tarefas de casa?


Nova Escola

Em escolas de Educação Infantil das redes municipais e estaduais, em geral, o uso de caderno de tarefas não é comum. Os conteúdos são construídos em sala de aula, de acordo com os temas os projetos previstos no planejamento. A criança pode ser estimulada a colher mais informações em casa, com o auxílio dos pais.

De qualquer forma, essas atividades são complementares e não dependem de registros. Já nas escolas particulares, é maior o número de professores que indica o uso de cadernos de tarefas para crianças a partir de 4 anos. Ainda assim, as atividades de casa não precisam seguir formalizações tão rígidas quanto as exigidas no Ensino Fundamental.

O professor pode pedir desenhos ou pesquisas ligados ao que a a turma ouviu em sala, por exemplo. As cobranças em relação ao material entregue devem ser sempre negociadas, e a lição pode ser quinzenal ou semanal. Trabalhar na criança o senso de responsabilidade e o exercício de autonomia em relação ao próprio material escolar colabora para que ela aprenda a se organizar.

Nenhum comentário: